quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Post Inaugural

Somos o grupo de Óptica Quântica do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos e esse blog tem o propósito de expormos nossos trabalhos, realizar discussões e divulgar as atividades do grupo. Copiamos a idéia de um blog para esse fim do nosso colaborador, o Professor Reginaldo que acaba de criar um blog que pode ser conferido aqui.
Sendo assim, convidamos a todos para o seminário:



"Eletrodinâmica Quântica
de Circuitos
"
Alexander V. Dodonov

Departamento de Física - UFSCar


Resumo:
Neste seminário vou falar sobre os avanços recentes numa área nova e bastante promissora em Física, que combina os conceitos de Física da Matéria Condensada e Óptica Quântica - Eletrodinâmica Quântica de Circuitos (EDQC, ou Circuit QED em inglês). Em EDQC um átomo artificial de dois níveis, tal como um qubit supercondutor ou uma molécula polar, é acoplado a um modo de campo eletromagnético numa cavidade complanar, analogamente a Eletrodinâmica Quântica de Cavidades. No entanto, esta configuração oferece uma série de vantagens comparado a EDQ de Cavidades: por exemplo, o átomo artificial é preso permanentemente dentro da cavidade e a sua freqüência de transição pode ser controlada in situ via campo eletrico ou magnético externos. Além disso, o acoplemanto entre o átomo artificial e o campo é maior de que as taxas de decaimento, possibilitando o regime de acoplamento forte. Embora a primeira proposta teórica na área foi feita em 2004, hoje em dia EDQC é uma área teórica e experimental muito ativa, com resultados que vão desde a observação de oscilações de Rabi entre um único fóton e o átomo artificial, até a implementação experimental de portas lógicas de dois qubits, o que tornou EDQC a arquitetura mais avançada para a implementação experimental de computação quântica.

Data: Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2007
Horário: 16:00h
Local: Sala J.A. Swieca

Assim que tivermos a lista com nomes e datas do nosso seminário semanal que ocorre nas quartas-feiras publicaremos ela aqui. Esperamos que esse recurso seja muito bem explorado.

Abraços e Obrigado!

Nenhum comentário: